Guia Dinâmica de grupo

Você pode até ficar nervoso na medida em que o processo de seleção da vaga que tanto almeja progride. Mesmo assim, consegue ser aprovado etapa a etapa. Chega então a dinâmica de grupo e tudo parece correr bem, mas no dia seguinte, um telefonema rápido ou mensagem eletrônica lacônica informa que você foi desclassificado. O que aconteceu? Tudo parecia ter corrido relativamente bem, mas você acabou descartado. Por que? Algumas vezes o motivo pode estar relacionado muito mais com algum deslize seu do que com a capacidade que você tem para ocupar a tal vaga.

Não há como se preparar para uma dinâmica de grupo, porque você é o que você é, e não conseguirá ser diferente. Num teste como este, um recrutador/selecionador experiente conseguirá enxergar aspectos de sua personalidade muito claramente. Portanto, não há como tentar disfarçar ou fingir, porque a sua reação ocorrerá de acordo com a sua índole, com a sua personalidade.

A recomendação, portanto, é que você procure agir o mais naturalmente possível, e não contrarie a sua natureza. No entanto, apenas para que você fique mais alerta a respeito do que costuma ser considerado importante para a pessoa que está recrutando ou selecionando, vamos apresentar aqui diversas informações sobre o assunto, destacando alguns valores que as empresas geralmente avaliam como universalmente importantes.