Guia da entrevista

Sair de uma entrevista com a sensação de ter esquecido de falar alguma coisa ou ter escolhido o exemplo errado é muito ruim. Neste período da economia brasileira, pressupõe-se que as oportunidades para uma entrevista de seleção ou de oferecimento de serviços não serão abundantes, é decisivo estar bem preparado.
 
Aqui você encontra algumas sugestões para pensar e se preparar. Nada absolutamente desconhecido mas organizado de forma a ajudá-lo(a) a se prevenir para enfrentar as entrevistas que aparecerem na sua vida.

Algum destes "frasistas" eméritos disse que todos devem ter o direito a uma Segunda chance de causar uma Primeira boa impressão. No caso de entrevistas, infelizmente, talvez isto não seja aplicado pois do outro lado da mesa poderemos nos encontrar com pessoas que são influenciadas por pequenos erros ou inseguranças dos entrevistados.

Cada entrevistador desenvolve uma técnica especial, de acordo com os seus objetivos e características de personalidade. Prepare-se para encontrar desde aqueles entrevistadores burocráticos que apenas lêem um roteiro de questões até aqueles com sensibilidade elevadíssima que criam situações parecidas com as de psicoterapia.

Alguns entrevistadores fazem uma simples triagem chamando isto de entrevista. Outros transformam aqueles 60 minutos numa montanha russa conseguindo que você se sinta na frente de um pelotão de fuzilamento. Prepare-se melhor para esta eventualidade aprendendo a conviver com as pressões no ambiente de trabalho. Considere que isto é um trabalho e nada é pessoal ou você já entrará como um perdedor nestas entrevistas.
 
Não perca tempo em tentar adivinhar qual a estratégia do entrevistador, como se estivesse num jogo de xadrez. A sua força está na sua preparação e na sua coerência e sinceridade. Mas não seja ingênuo a ponto de achar que não será observado 100% do tempo. ...



Enquete

Qual parte da entrevista é a mais importante?

O primeiro minuto
33%
19

Responder as perguntas
46%
26

O minuto final
0%
0

O tempo todo
21%
12

Total de votos: 57